quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Os livros de Jo Nesbo

Nosso tempo livre é muito escasso. Daí tudo vira questão de priorizar, de escolher aquilo que se quer fazer em detrimento de outras atividades. Equilibrar as atividades com o tempo disponível é um desafio diário para todos nós.

Gosto muito de séries, sejam na TV, nos filmes ou nos livros. Procuro alternar entre acompanhar uma série ou a leitura de um livro, e me interesso mais, ao contrário de algumas pessoas que conheço, quando vejo um livro que é parte de uma trilogia ou de uma série.

E quando começo a ver ou ler uma série, sempre procuro começar do início dela e, caso esteja gostando, perseguir até o final. Na TV invariavelmente isto ocorre sem problemas, principalmente na atualidade onde a NetFlix e o Now, da Net, apresentam a temporada e o episódio no título, então fica fácil não se enganar.

Mas nos livros isto é mais fácil de ocorrer. Depois da compra o Kindle, de quem sou um usuário bastante satisfeito, só tenho comprado livros digitais, e mesmo com estes a compra as vezes é feita por impulso, por uma recomendação, e as vezes você se depara com um livro que é parte de uma série, mas que não é o primeiro, sem que você saiba disso.

Ocorreu comigo com o escritor de ficção policial norueguês chamado Jo Nesbo (se escreve Jo Nesbø, com uma letra que não existe em nosso alfabeto). Comprei um livro, ainda antes do Kindle, chamado A Estrela do Diabo, e gostei muito da leitura, só que ele citava outros casos resolvidos pelo policial durante o livro. Mais tarde comprei O Redentor, e só aí fui buscar referências sobre esta série, e na Wikipédia encontrei a relação dos livros deste escritor da série Harry Hole.


Sem saber, tinha começado pelo quinto livro da série. Os dois primeiros sequer foram publicados no Brasil, e o terceiro e quarto estavam esgotados, não achei nem em sebos. Embora tenha continuado posteriormente a leitura, com os livros Boneco de Neve - disparado o melhor deles - e O Leopardo, também muito bom, fiquei sempre com a vontade de ler os primeiros livros da série.

O terceiro e quarto livros foram então republicados no Brasil, e consegui compra-los, não em formato digital, mas no velho e pesado formato físico. Os dois livros anteriores? Existem alternativas, mas nenhuma delas tão legais: comprar o livro em inglês, comprar o livro em Português de Portugal ou procurar alguma versão alternativa, alguém que tenha traduzido o livro para o Português - BR, mas fora das lojas ou vias legais de compra.

Abraços,

Henri Coelho

PS: Havia escrito este post em Maio/2016, e optei por não mexer no que tinha escrito. Na época acabei lendo toda a coleção, retornando ao início e (para contrariedade de muitos) lendo novamente os livros que já tinha lido,  até chegar o livro O Leopardo. Mas ficou o gosto amargo de não ter conseguido ler os 2 primeiros livros da forma como gostaria, comprando numa livraria.

Recentemente, há questão de 2 ou 3 meses, estes dois primeiros livros foram lançados no Brasil. E a página da Wikipédia foi atualizada, mostrando agora a nova situação dos livros deste escritor no Brasil, e indicando, inclusive, que há mais um livro desta série lançado na Noruega:


Abraços,

Henri Coelho


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Não gostou? O que importa é que você divida suas impressões com todos.