quinta-feira, 13 de outubro de 2011

A internet nos aproxima?

Existe um programa de rádio semanal que acho muito bom, chamado "Fim de Expediente", na rádio CBN. Considero este como o melhor programa de rádio atualmente, pelo menos dentre os que ocasionalmente acompanho. É um programa feito por 3 apresentadores, capitaneado pelo ator Dan Stulbach, e que consegue deixar os convidados absolutamente a vontade, em entrevistas muito bem feitas.

Como o assunto mais comentado dos últimos dias, e inclusive capa das revistas semanais, era o Steve Jobs, fatalmente o último programa estava também focado neste assunto. Aliás, sobre isto, gostei muito do texto escrito pelo Nuno, que você pode ler aqui, e também da foto-montagem ao lado, muito bem sacada.

Voltando ao programa de rádio, havia um especialista falando um pouco sobre a história de Steve Jobs, suas criações, e ele praticamente não era interrompido enquanto falava, pois estava conseguindo prender a atenção de todos. Até que o apresentador lhe faz uma pergunta um pouco fora do roteiro - se é que havia um roteiro: a internet nos aproxima ou nos afasta? O entrevistado não conseguiu falar algo que acrescentasse muito nisso, mas um dos apresentadores deu a melhor resposta possível sobre o assunto: a Internet afasta quem está próximo, e aproxima quem está distante.

Achei o coméntário muito feliz. Quantas vezes vemos algumas pessoas no horário de almoço, por exemplo, com o olhar voltado para o aparelho celular, seja navegando, acessando e-mails, twitter, facebook ou ainda em qualquer outra rede de relacionamento, e ao mesmo tempo se distanciando das outras pessoas que estão conversando à mesa? E as vezes, se não nos policiarmos, nos pegamos fazendo a mesma coisa.

Por outro lado, com quantas pessoas não voltamos a ter contato após muito tempo, simplesmente por sermos amigos em alguma rede de relacionamento, e podemos nos atualizar um pouco, ver como estão seus filhos, matar a saudade através das fotos e vídeos, voltando a nos relacionar com quem está distante. No meu caso, que tenho uma família bastante grande, é a oportunidade de estar mais próximo de tios e tias, primos e primas, além de vários amigos que não encontramos há muito tempo.

Acho que cabe a nós aproveitarmos o que há de bom, trazendo pra perto nossos amigos distantes, sem deixar que nossos amigos próximos fiquem afastados pela atenção que não lhes estamos dando. É bom pra pensarmos um pouco a respeito.

Para os que nunca ouviram o programa, há uma página no site da CBN que permite acessar os programas já transmitidos, e que pode ser acessada por este link. Tem 2 programas que achei muito legais, embora já tenham passado há algum tempo: um com o narrador Cleber Machado e outro com o cantor Paulo Ricardo.

Abraços,

Henri Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Não gostou? O que importa é que você divida suas impressões com todos.