Atualmente tenho experimentado usar um aplicativo no celular que vai fazer com os aparelhos de GPS o que este fez com os Guias de Ruas: manda-los para a aposentadoria. Neste caso, mais precocemente.
Trata-se de um aplicativo chamado Waze. Este aplicativo usa a base de mapas do Google e adiciona um pequeno detalhe a ela: os dados de trânsito. Estes dados vem de outros usuários, do mesmo aplicativo, e se referem à posição de trânsito no trajeto que você vai percorrer. E o algoritmo que decide qual o melhor caminho não considera, como todos os GPS, apenas a velocidade máxima das ruas e avenidas para lhe levar no menor tempo teórico ou com a menor distância percorrida; na verdade, ele sempre considera o melhor tempo se baseando nos dados de trânsito informados pelos outros usuários, os Wazers.
Isto faz com que, ao contrário da geração anterior, ele possa lhe sugerir um caminho diferente a cada dia. E isto lhe economiza tempo, para percursos maiores, em 90% das vezes.
Ele não é infalível, está longe disso. Depende das informações prestadas pelos outros usuários do aplicativo. Além disso, depende de uma conexão de dados sempre presente, para que possa trazer as condições de trânsito de cada via e enviar seus alertas de trânsito para os outros Wazers. Mas o resultado final, e a economia de tempo (e combustível) vale muito a pena.

Abraços,
Henri Coelho
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou do post? Não gostou? O que importa é que você divida suas impressões com todos.