domingo, 20 de maio de 2012

O Testamento dos Séculos

Este é o título de outro livro de Henri Loevenbruck, autor francês que também escreveu Síndrome de Copérnico, sobre o qual falei aqui há alguns dias. Este livro foi lançado na França em 2003, mesmo ano de lançamento do livro Código da Vinci, de Dan Brown. Na capa do livro, lançado no Brasil em 2009, há uma chamada dizendo que quem leu o Código da Vinci não pode deixar de ler este livro. Claro que parte da história de Jesus está presente na trama.

Ambos são livros que tratam de descobertas e códigos secretos deixado em pinturas e artefatos antigos feitos por Leonardo da Vinci. O quadro Monalisa tem destaque nas duas obras, com foco diferente em cada uma delas: Dan Brown tenta explicar mais sobre o quadro, a representação do masculino e feminino existente nele, e meu xará sai em busca de um código secreto pintado nele.

O Livro "O testamento dos séculos" se inicia com um relato de um monastério completamente isolado no deserto da Judeia, onde os Monges levam uma vida de orações e onde guardam o último segredo deixado por Jesus Cristo.

Depois a ação do livro se muda para os Estados Unidos, onde um autor de sucesso em uma série americana, produzida pela HBO, com sexo como tema central, recebe a notícia da morte de seu pai, residente na França, e a quem não via há 11 anos. Há nova mudança de cenário, agora para a França, com novos personagens sendo inserido aos poucos na trama.

É um livro agradável de ler, porém inferior, pra mim, ao outro livro do mesmo autor, que comentei anteriormente. Achei o outro livro mais original, com toda a perturbação mostrada pelo esquizofrênico; este livro parece ser menos inspirado, embora também certamente trabalhoso de se escrever.

Estou agora terminando a leitura de outro livro, que fala sobre o Sudário - de novo Jesus como tema - mas este fica pra um próximo Post.

Abraços,

Henri


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Não gostou? O que importa é que você divida suas impressões com todos.