Na prática o livro é dividido em 3 blocos: os dois primeiros funcionam como um complemento ao livro Sapiens, exploram mais alguns tópicos que foram ali citados e não empolgam tanto, pra quem leu o primeiro livro, como este o fez. Não são capítulos que não mereçam ser lidos, certamente trazem muita informação interessante, mas a melhor parte está no terceiro bloco, que fala do futuro.
O livro aborda questões relacionadas à fome e à obesidade, comparando suas consequências e o número de mortes causadas por cada uma delas, na sociedade atual. Compara ainda estes dados com as atuais guerras, não sem antes falar sobre como cada um destes tópicos se comportou no passado.
E como fez no livro anterior ele trata alguns temas muito espinhosos, ligados a religião, que fazem o estômago revirar. Mas dá pra relevar estes temas pois o livro acaba sendo muito maior do que isto.
E impressiona a visão do autor de como será nosso futuro. Algumas perguntas que ele tenta responder: como se comportará a expectativa de vida da população em geral e das classes sociais mais favorecidas? seu emprego atual ainda existirá daqui a 20 anos? o que o desenvolvimento da inteligência artificial pode fazer conosco?
São temas como estes que tornam este segundo livro muito valioso, que entra também na categoria dos imperdíveis. E desta vez foi um livro que li em papel e não no Kindle, pois foi presente de um amigo - o mesmo que me indicou o livro anterior, Sapiens.
Boa leitura.
Abraços,
Henri Coelho