domingo, 23 de abril de 2017

A Cidade dos Espelhos, de Justin Cronin

Terminei hoje a leitura do terceiro livro da trilogia A Passagem, de Justin Cronin, chamado A Cidade dos Espelhos. A trilogia é excelente e agora, finalmente, está encerrada, 6 anos depois do lançamento do primeiro livro. O primeiro livro chama-se A Passagem, e o segundo livro chama-se Os Doze.

Este terceiro livro é uma continuação do segundo, e vale a pena ler a trilogia inteira. No primeiro livro é mostrada uma destruição em massa dos habitantes do mundo todo por conta de um novo vírus, que transforma as pessoas em predadores com força física muito superior à humana. No segundo livro há uma batalha visando o extermínio deste vírus, e o terceiro tem o desfecho final da aventura.

A maior parte da ação do livro se passa nos Estados Unidos, mesclando fatos do passado, de uma época parecida com a presente e fatos narrados num futuro muito distante. A descrição de uma Nova York completamente abandonada, sendo tragada de volta por uma floresta, ao mesmo tempo em que os principais prédios são preservados, é muito interessante.

A atenção especial é voltada para a estação central de NY, com um grande relógio de 4 faces e um teto com a imagem representando um céu invertido.

Na Internet é citado que o primeiro livro teve os direitos adquiridos pela Fox para ser transformado numa série. Os livros tem um tamanho considerável (a trilogia toda ultrapassa 2 mil páginas) e material abundante para ser transformado em série com muitas temporadas.

Já tinha escrito, anteriormente, sobre o segundo livro da série, Os Doze. Só lamentei o fato de ter demorado tanto tempo entre as duas leituras que alguns detalhes me escaparam no início deste terceiro livro, mas isto foi recuperado no decorrer da leitura.

Abraços,

Henri