sábado, 8 de novembro de 2014

Vídeos e algumas histórias

Nesta semana tivemos a apresentação de violão na escola dos meus filhos. Filmamos algumas apresentações, onde eles participam. Aproveito este texto para registrar algumas coisas que achei interessantes.

A apresentação abrange alunos em diversos graus de aprendizado, desde crianças que começaram a estudar violão neste ano, até alunos que tem vários anos de aprendizado. O último estágio se chama Camerata, do qual o Lucas participa desde o ano passado. Como são os alunos mais avançados, eles frequentemente participam apoiando as apresentações dos alunos mais novos, e tem diversas apresentações somente do grupo.

A apresentação da Camerata abaixo se chama Libertango. Não tem vocal, apenas guitarras, violões e um carron tocado por um professor, Jackson. Mostra bem o grau de entrosamento dos alunos, com cada instrumento participando da música de forma diferente e complementar:

Libertango

Como na Camerata haviam 3 formandos, eles deveriam se apresentar individualmente ou em duplas. O Lucas, em conjunto com a Isabela, tocaram uma música chamada Shadows, da Lindsey Stirling. O detalhe é que não tinham tablatura desta música: o Lucas ficou alguns dias equipado com computador, guitarra, amplificador, papel e caneta ouvindo a música diversas vezes até escrever toda a tablatura e poder se apresentar com ela. Pra quem gosta de guitarra, um prato cheio:


Numa apresentação da turma da Fernanda, ele também atuou no vocal na música do Michael Jackson - Love never felt so good. Foi muito legal, pessoal bem entrosado, com a participação da professora no violão e outro professor na guitarra. O final da música é bem legal.


A música abaixo foi tocada próxima do fechamento da apresentação. Nela a Camerata toca com um vocal feito pelo Henrique, outro formando, e pela Fernanda, e com uma turma no backing vocal mais do que selecionada: foram os cantores de outras das apresentações da noite. Foi muito aplaudida.
 

 
Foram duas noites com muita emoção para todos que puderam assistir. Impressiona o quanto a música tem o poder de emocionar a todos.

Abraços,

Henri

(os links em que os vídeos são acessados em outra página se devem a algum bloqueio do youtube ou a inabilidade deste escriba).