segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Será que é possível ajudar o futebol brasileiro

Saiu há pouco a decisão do STJD sobre o caso da Portuguesa e Fluminense: surpreendendo apenas os sonhadores, como é meu caso, a Portuguesa foi rebaixada para a Série B e o Fluminense foi alçado novamente à Série A, embora a posição dos times no campeonato fosse a inversa.

Neste caso, houve algum problema entre a suspensão de um jogador da Lusa, na sexta-feira, no mesmo tribunal, e a comunicação desta suspensão para a comissão técnica da Portuguesa, que escalou o jogador para jogar por alguns minutos na última partida do campeonato, no domingo, e que não valia nada para o time, sem saber que o jogador não tinha condições de jogo.

A punição sofrida pela Portuguesa foi a perda de 4 pontos. Algumas pessoas diziam que ela deveria perder estes pontos no próximo campeonato, pra não ter uma decisão extracampo que influenciasse no resultado de um campeonato já finalizado, outros defendiam que, por ser uma partida já sem influência em outros resultados, que ela deveria ser apenas multada.

O que parece, olhando o caso como um todo, é que pesou a mão grande contra um time pequeno. Se um clube grande estivesse em uma situação semelhante, é bem provável que a decisão fosse outra. Não parece ser o caso de pau que bate em Chico e que bate também em Francisco.

Mas o que o cidadão comum, que gosta de futebol, mas que não aguenta mais que os resultados obtidos dentro de campo sejam mudados nos tribunais, pode fazer para tentar ajudar a mudar esta situação? Aquele mesmo cidadão que detesta ver as cenas de selvageria em que se transformam as brigas de torcidas nos finais de campeonato, com risco de rebaixamento, ou nas brigas agendadas pela internet, o que pode fazer?

A única ciosa que enxergo, neste caso, é mexer no bolso dos que organizam o futebol. E o principal ponto que, se perceber que o futebol começa a ser menos rentável, pode ajudar na mudança, é a Rede Globo, que tem enorme influência na organização do mesmo. E há algumas maneiras de mexer com o bolso da Globo:
  1. Cancele seu pacote de pay-per-view, se você tiver um. Isto mexe diretamente com a receita de futebol da Globo. E é algo bem simples de fazer: com um telefonema você resolve isto, e ajuda a mostrar que não está satisfeito com os rumos que o futebol está tomando.
  2. Pare de assistir o futebol na TV. Nem que seja para parar de assistir na Globo, se você não aguentar assista em outro canal - normalmente a Bandeirantes passa o mesmo jogo. Ajude a Globo a perceber que perdeu audiência pois ninguém gosta de ver algo que vai ser mudado depois.
  3. Pare de frequentar estádios: a coisa mais chata é ver um jogo de futebol sem torcida, e é mais uma maneira de demonstrar sua insatisfação com o tema. Isto também vai influenciar nas transmissões.
Pra quem gosta é mais difícil dar menos atenção ao tema, mas se não houver rejeição por parte da sociedade, quem manda e desmanda hoje vai continuar agindo assim, na maior cara de pau. E a rejeição proposta acima é bem light, mas talvez seja a que mais produza efeito.

Abraços de quem está com o saco cheio das viradas de mesa,

Henri Coelho